Alunos de Levy Gasparian participam da prova do SAEB realizada pelo Governo Federal

Aconteceu, nos dias 13 e 14 de novembro de 2023, a aplicação dos testes do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) na rede. Tal avaliação objetiva aferir a real situação do sistema educacional brasileiro a partir da avaliação de desempenho dos estudantes e fazer o levantamento de informações sobre escolas, professores e diretores das escolas. Participaram da avaliação todos os alunos do 5º e do 9º ano da rede municipal de ensino.
Além das provas, o Saeb apura uma série de informações relacionadas à qualidade da educação básica. Isso é feito por meio dos questionários eletrônicos, que contemplam o atendimento escolar; ensino e aprendizagem; investimento; profissionais da educação; gestão; equidade; cidadania, direitos humanos e valores. Esses questionários foram respondidos pelos diretores, professores e alunos.
O Saeb é uma avaliação em larga escala que oferece contribuição para a elaboração, o monitoramento e o aprimoramento de políticas educacionais. Com evidências que permitem as diversas esferas governamentais avaliarem a qualidade da educação de nosso país. Entre outros aspectos, como a compreensão das condições de acesso à escola e de permanência nela através dos questionários.
Levy Gasparian tem ocupado os primeiros lugares nesse exame desde a primeira gestão do prefeito Claudio Mannarino. Na última avaliação, de 2021, o município ficou em 4º lugar, entre os 92 municípios, revelando como se apoia e se valoriza a educação gaspariense. Tal ação realizada em 2023 permitirá mensurar a qualidade da educação e a afetividade das ações de ensino e aprendizagem utilizadas em todo o país, com vistas ao aperfeiçoamento de políticas educacionais de nosso município.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/alunos-de-levy-gasparian-participam-da-prova-do-saeb-realizada-pelo-governo-federal/