Sob a orientação das Professoras Doutoras Luciane Souza e Renata Alves, o encontro enfatizou a importância de traçar metas para nortear as ações educacionais e alcançar bons resultados. As professoras destacaram que o planejamento é essencial para direcionar as atividades, ressaltando a necessidade de saber onde se quer chegar e quais ferramentas estão disponíveis para alcançar tais objetivos.
Dividido em três tópicos principais, o encontro abordou as Escalas de Proficiência do SAEB, a possibilidade de abordagem dos gêneros textuais e as estratégias para sua implementação, bem como o levantamento das práticas já existentes e as propostas para o futuro. Durante as duas horas e meia de duração do encontro, as professoras formadoras apresentaram brevemente os estudos de Dolz e Schnuwly, os quais serviram de base para discutir com os participantes a teoria de abordagem dos gêneros textuais proposta pelos renomados pesquisadores. O grupo também explorou formas de agrupamento dos gêneros no trabalho na escola, considerando sua progressão e complexidade.
Coordenado pela Coordenadora Elianete Seixas, o encontro foi extremamente produtivo, promovendo uma discussão profunda sobre o currículo de Língua Portuguesa e Letramento. A troca de experiências entre orientadoras, professores e formadoras contribuiu significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o fortalecimento do ensino da língua materna nas escolas municipais.