Prefeitura de Levy Gasparian realiza I Fórum de Educação Inclusiva

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, promoveu, na última sexta-feira, dia 15 de julho, o I Fórum de Educação Inclusiva do Município, com o tema “Inclusão : um desafio possível”, direcionado a todos os educadores da rede.
O evento teve início com a palavra da secretária de educação, Vanessa Souza, que discorreu sobre a importância de se tratar da educação inclusiva na Rede Municipal de Educação. A seguir, o prefeito do município, Claudio Mannarino, expôs sobre o planejamento do executivo para a educação da cidade. o trabalho da prefeitura terá como um dos eixos norteadores transformar Levy Gasparian numa cidade inclusiva, onde todos os munícipes são valorizados em suas especificidades. Para isso, destacou que todos os alunos da rede que necessitam estão com atendimento com oftalmológico nas escolas e que todos os alunos que precisam de atendimento com neuropsicólogo estão com encaminhamento para consulta, a fim de sanar possíveis problemas nessas áreas, atendendo a pedido dos educadores.
Logo após, Heloísa Mannarino discorreu sobre a construção do CEAPE – Centro de Atendimento Pedagógico Especializado – que funcionará na Policlínica Municipal e atenderá a todos os alunos com deficiência do município e sobre ações na área da saúde. Destacou a parceria que tem acontecido entre educação e saúde na escola para auxiliar os alunos da rede municipal.
O ciclo de palestras teve início com a coordenadora do NAPES – Núcleo de Apoio Pedagógico de Três Rios –  Francine P. Fontainha de Carvalho, dialogando sobre um breve histórico da educação inclusiva no Brasil e sobre o tema “Inclusão : um desafio possível”. Elaine Brum, neuropsicopedagoga e professora do Fundamental l, trouxe informações sobre o transtorno do espectro autista, TEA, bem como a inclusão destes alunos, em sala de aula. O Fórum terminou com o psicopedagogo e intérprete de libras, Gustavo Tomaz de Souza, com a palestra “ ser professor com inclusão em sala de aula”.

Rosana Araújo, coordenadora do grupo de apoio à aprendizagem GAAP – finalizou o evento agradecendo a presença de todos e trazendo a oração do “pai nosso” em libras com os presentes no fórum. Através deste evento, o prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com a população de Comendador Levy Gasparian com um olhar para o futuro, rumo ao progresso.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-de-levy-gasparian-realiza-i-forum-de-educacao-inclusiva/