Quando o assunto é educação, a Prefeitura de Comendador Levy Gasparian não poupa esforços. Nesse sentido, oferece aos profissionais que atuam com alunos com espectro autista formação continuada de forma periódica e atendimento aos alunos, semanalmente com psicopedagogas.
Lidar com o autismo tem sido um desafio para toda educação pública do país. O município conta com duas psicólogas concursadas para auxiliar as escolas acerca do tema. Além disso, a coordenação pedagógica da secretaria de educação oferece encontros periódicos de formação continuada à equipe de lida diretamente com os alunos com espectro autista. Como se não bastasse, ainda oferece atendimento semanal para esses alunos.
Dados do Ministério da Educação revelam que os casos de autismo nas escolas têm aumentado nos últimos anos, principalmente após a pandemia da Covid 19. Em Comendador Levy Gasparian, em 2021, havia menos de 10 casos de autismo. Em 2022, houve 27 casos registrados. Em 2023, há 57 casos registrados com laudo médico, até a presente data, e quase 20 alunos em investigação. Além disso, este ano foi a primeira vez que se registrou autismo, tendo como público-alvo alunos menores até 5 anos.
O aumento de casos tem sido registrado em todas as cidades do país. Isso requer que os centros de pesquisa acadêmica se debrucem sobre o tema e investiguem o que pode estar gerando o avanço da quantidade de casos com laudo. No município, O Grupo de Apoio à Aprendizagem – GAAP – é que faz o acompanhamento desses alunos, coordenados pela psicopedagoga e especialista em educação especial Rosana de Araújo.
Esses alunos, durante os encontros com a equipe, recebem atividades diferenciadas, de acordo com o seu nível de dificuldade de aprendizagem, favorecendo o avanço de cada aluno. Segundo a psicopedagoda Cristina Toneli, um grande aliado do trabalho com esses alunos tem sido o uso da tecnologia. Ela utiliza atividades com Tablet e notebook em vários momentos de aprendizagem com as crianças que atende.
Tal olhar diferenciado para a educação faz parte do Plano de Governo do prefeito Claudio Mannarino que apoia as atividades realizadas de fomento à aprendizagem desses alunos e investe na qualidade de seus profissionais.