NOTA DE ESCLARECIMENTO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

POR SECRETÁRIA DA PASTA: ROSIANY BITTAR.

A Secretaria Municipal de Saúde e toda sua equipe de profissionais tem sido incansável nas medidas de combate ao Covid 19. Um município pequeno, desprovido de rede hospitalar própria e voltado para atenção primária à saúde teve que em questão de dias se reinventar para atender a população. Não somos perfeitos e não temos a mínima pretensão em ser mas gostaria de esclarecer que não estamos medindo esforços para tentarmos controlar essa pandemia. No momento em que o mundo todo perece com esse vírus, seria muita pretensão achar que ele não chegaria em nossa cidade. Trabalhamos incansavelmente para que ele chegasse o mais tardiamente possível, e assim foi, porém, nosso trabalho seria insuficiente caso a população não aderisse as normas preventivas de isolamento social nesse momento.

Nesse exato momento nossa preocupação aumenta pois o que estamos vendo são ruas lotadas, pessoas sem máscaras como se nada estivesse acontecendo. Precisamos da ajuda do povo nessa questão. Não adianta querer achar culpados nas autoridades públicas pois a responsabilidade é de todos. Montamos um centro de triagem que funciona 24 horas por dia de domingo a domingo, com equipe de profissionais altamente capacitados para atendê-los.

Temos atendimento da equipe incansável da epidemiologia para acompanhar os casos suspeitos e que se mantém em quarentena em casa. Compramos até o presente momento 600 testes rápidos e estamos realizando-os com critérios que exige o protocolo de atendimento ao Covid. Montamos barreiras sanitárias que podem até ser deficientes no momento pois temos poucos funcionários e nem todos podem estar na linha de enfrentamento pois apresentam riscos de saúde ou mesmo têm medo de se contaminarem e não podemos obrigá-los. E assim fica meu agradecimento especial a todos que estão se doando para nós ajudar nessa missão.

Quanto ao funcionamento do Centro de Covid ele foi montado e equipado com 2 respiradores para triagem de pacientes suspeitos e que caso necessitem ser transferidos são cadastrados no SER (sistema de regulação estadual) para leitos de covid. Os hospitais de referência para nosso município são: HC de Três Rios, HUV( Vassouras), Fundação Miguel Pereira, Hospital Zilda Arns (Volta Redonda) e os hospitais da rede pública do Rio de Janeiro.

O que está acontecendo e que está explícito nos noticiários a todo momento, é que as pessoas estão se contaminando rapidamente e desenvolvendo complicações que levam a internação. Então com isso há um pouco de demora na regulação desses leitos. Por isso precisamos nos conscientizar das medidas preventivas para o não contágio.
Quanto aos recursos financeiros, deixo claro que até o presente momento recebemos da União a verba de 1 milhão de reais (A qual foi notificado à Câmara de vereadores do nosso município), para com ela criarmos o centro de covid, equipar o mesmo, comprar material como testes rápidos e epis (equipamentos de proteção individual para os profissionais de saúde) e ainda contratamos pessoal (médicos, enfermeiros etc..) tudo isso com previsão de 6 meses. Com certeza esse dinheiro não será suficiente e a prefeitura terá que dar sua contrapartida para manter os serviços funcionando.

Muito nos agrada saber que receberemos mais incentivos financeiros, mas até o presente momento ainda não chegou. Gostaria também de esclarecer que tudo que está sendo comprado e gasto com a pandemia do Covid está sendo informado automaticamente ao TCE (tribunal de contas). Portanto , gostaria de esclarecer esses pontos e dizer a população de Levy Gasparian que tudo está sendo feito na secretaria de saúde com a máxima transparência e responsabilidade. Quem me conhece sabe o quanto eu prezo por isso.

Deixo o meu apelo e de toda equipe da saúde para que o pivô nos ajude nesse momento tão difícil. Precisamos que entendam que é necessário esse isolamento por mais um tempo. Não saiam de casa sem necessidade, se sair usem máscaras. Preserve sua vida e de quem você ama. Nos ajude a ajudar vocês!

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/nota-de-esclarecimento-da-secretaria-municipal-de-saude/