Entre os palestrantes, presenças ilustres como de Maria America Ungaretti, funcionária aposentada da UNICEF. Também estiveram presentes como palestrantes: Dra Salete Maria P Maccalóz – Professora e Desembargadora Federal; Ana Cláudia Silva Figueiredo – Coordenadora do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil do Rio de Janeiro; André Gustavo Bittencourt Villela – Juiz do Trabalho e Gestor Regional do Programa de Combate ao Trabalho Infantil do TRT; Glória Regina Ferreira Mello – Desembargadora do Trabalho; Sueli Teixeira Bessa – Procuradora do Trabalho; Eufrásia Maria Souza das Virgens – Defensora Pública; Eugênio Santana Marques – Auditor Fiscal do Trabalho e Sérgio Henrique Teixeira – Assessor da ACTERJ.
Sob o lema central “Combate ao Trabalho Infantil e Proteção no Trabalho do Adolescente”, o LIX Fórum dos Conselheiros Tutelares do Estado do Rio de Janeiro abordou os seguintes temas:
٭ Perspectivas históricas e sociais do trabalho infantil e as normativas para combatê-lo.
٭O Plano Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Adolescente Trabalhador. Políticas Públicas.
٭A Escola no Combate ao Trabalho Infantil: como identificar e o que fazer.
٭O Sistema de Garantias de Direitos da Criança e do Adolescente Trabalhador: atribuições, procedimentos e responsabilizações.
٭Educação e Proteção ao Adolescente Trabalhador: aspectos legais e desenvolvimento de competências para a inserção no mercado de trabalho.
٭Metodologia do Atendimento, Procedimentos e Princípios Éticos do Conselho Tutelar na Constatação do Trabalho Infantil e na Proteção ao Adolescente Trabalhador: casos, vivências e fluxo.