Nos dias 8 e 9 de julho, aconteceu, na cidade do Rio de Janeiro, na UNIRIO, o 17º Encontro Regional de Alimentação Escolar realizado pelo Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar (CECANE) da UNIRIO, para tratar sobre as novas leis que regem o Programa de Alimentação e Nutrição Escolar – PNAE.
O Centro Colaborador em Alimentação e Nutrição Escolar é uma unidade de referência e apoio constituída para desenvolver ações de interesse e necessidade do Programa Nacional de Alimentação Escolar – PNAE, com estrutura e equipe para execução das atividades nas áreas prioritárias e nas formas de atuação definidas pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Nesta edição, o encontro abordou como temas centrais a Educação Alimentar e Nutricional (EAN), os saberes e práticas dos povos e comunidades tradicionais, e o fortalecimento da agricultura familiar, com ênfase no protagonismo de mulheres e jovens do campo.
A programação inclui mesas-redondas, palestras, oficinas práticas, relatos de experiência e momentos de articulação intersetorial, fortalecendo o diálogo entre os diversos atores que fazem o PNAE acontecer nos territórios. Além disso, contou com a Mostra de Experiências dos Atores do PNAE, com o objetivo de compartilhar experiências vividas por atores do PNAE, valorizando iniciativas práticas e inspiradoras que contribuam para a qualificação da alimentação escolar e Levy Gasparian foi selecionada para expor sua experiência.
Foram selecionados dois projetos que aconteceram simultaneamente: o Projeto Escola de Pais e o Projeto Alimentando Ideias, na E.M. Irene Ney Leite. O primeiro foi realizado por meio de encontro entre os pais e vários profissionais, como psicólogos, pediatras, nutricionistas, etc., onde eram abordados diferentes assuntos e dentro deles a importância de uma alimentação saudável na vida da criança. Já o Projeto Alimentando Ideias foi realizado dentro da sala de aula, onde tínhamos aulas de educação alimentar com as crianças e oficinas onde elas aprendiam sobre os alimentos e experimentaram. Foram utilizados cartazes, filmes, atividades, frutas e vegetais.
Nos projetos supracitados, contamos como público-alvo o corpo docente e as suas famílias. A presença dos pais e responsáveis no projeto Escola de Pais e todos os alunos da escola Irene Ney Leite no Projeto Alimentando Ideias garantiu a execução bem sucedida das atividades. Isso mostra o compromisso do governo municipal com a qualidade da merenda oferecida aos alunos da Rede.

