Letramento de Português do 5º ano e do 9º ano

A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação, Ciência e Tecnologia, reuniu, no dia 26 de outubro, na Escola São João Batista, os professores responsáveis pelo Letramento de Português do 5º ano e do 9º ano da rede municipal para formação continuada, visando a melhoria da qualidade de aprendizagem da leitura/escrita do ensino fundamental.

O tema abordado no encontro foi INFERÊNCIA. A intervenção do professor em sala de aula contribui para a aprendizagem dos alunos na produção de inferências e compreensão leitora. O objetivo do encontro foi abordar as inferências na leitura, evidenciando sua importância para a construção de sentidos contextualizados na compreensão textual. Para que essa aprendizagem seja possível é preciso que o professor rompa com as práticas exclusivamente decodificadoras no ensino de compreensão leitora em sala de aula e caminhe na direção de alcançar a leitura compreensiva na produção de inferências e compreensão leitora. Ele deve realizar uma leitura do entorno sociocultural e econômico dos seus alunos para elaborar ações que sejam significativas para os alunos.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/letramento-de-portugues-do-5o-ano-e-do-9o-ano/