A educação é uma das formas de enfrentar o racismo. Pensando nisso, o professor Ricardo Ubiratan de Brito (História), realizou a exibição do filme brasileiro “Eu sou Maria” para os estudantes do Fundamental II da E.M. Salathiel Machado da Fonseca.
Filme de 2023 e dirigido por Clara Linhart, “Eu sou Maria” retrata a história de uma jovem de 15 anos, que mora em uma comunidade do Rio de Janeiro com a mãe e o irmão mais novo. Ao se destacar em uma prova de redação, ela consegue uma bolsa de estudos em um dos melhores colégios particulares da Zona Sul. Contudo, o que inicialmente era considerado um “presente”, se transforma num grande desafio, já que Maria tem de lidar com uma realidade muito diferente daquela com a qual estava acostumada, tendo, nesse contexto, de manter suas notas altas e provar que “merece” estar ali.
Essa dinâmica foi adotada como uma ferramenta de construção social, ampliando a dimensão sociopolítica da educação. Ao final da exibição, os alunos participaram de um breve debate-reflexivo sobre as questões relacionadas a desigualdade social e as discriminações que vive a população afro-brasileira.
Ao final, o professor Ricardo elaborou uma atividade escrita que abordou temas como a origem do racismo, a importância de falar sobre ele, as leis e as políticas antirracistas e as ações para o respeito à diversidade dentro e fora da comunidade escolar.
Essa é mais uma ação que demonstra o comprometimento dos profissionais da Educação gaspariense para com o projeto “Levy Gasparian uma Cidade Educadora”, realizado pela Secretaria de Educação, materializando o compromisso do governo do prefeito Cláudio Mannarino, com uma educação de qualidade.