De acordo com a Secretaria de Educação, o programa oferece as atividades no contraturno das matriculas, com os alunos recebendo lanche e merenda reforçada, permanecendo na escola por um período de seis horas diárias, participando de atividades diferenciadas a cada dia, numa rica contribuição para o crescimento intelectual, físico e cultural das crianças e adolescentes matriculadas na rede municipal de ensino de Levy Gasparian.
O Prefeito Cláudio Mannarino salientou que o objetivo é estender o programa a todas as escolas da rede até o próximo ano. Já por parte do governo federal, parceiro do Mais Educação, a idéia é que até 2016, o programa seja implantado em todas as escolas públicas do país.
Sobre o Mais Educação – Instituido pela Portaria Interministerial nº 17/2007 e pelo Decreto nº 7.083, de 27 de janeiro de 2010, o Programa Mais Educação integra as ações do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE), como uma estratégia do Governo Federal de induzir a ampliação da jornada escolar e a organização curricular, na perspectiva da educação integral.
Trata-se da construção de uma ação intersetorial entre as políticas públicas educacionais e sociais, contribuindo desse modo, tanto para a diminuição das desigualdades educacionais, quanto para a valorização da diversidade cultural brasileira.
O Mais Educação promove a ampliação de tempos, espaços, oportunidades educativas e o compartilhamento da tarefa de educar entre os profissionais da educação e de outras áreas, as famíias e diferentes atores sociais, soib a coordenação da escola e dos professores.