Nos dias 12 e 13 de março, foram realizados os encontros mensais de formação e planejamento do Ciclo de Alfabetização da rede municipal de ensino de Comendador Levy Gasparian. Coordenado pela pedagoga Luciane, os encontros aconteceram na Biblioteca da Secretaria Municipal de Educação, reunindo profissionais da educação para reflexões e aprimoramento pedagógico.
No dia 12 de março, no turno da manhã, a Coordenadora Luciane contou com o apoio das Orientadoras Pedagógicas das escolas, que, juntamente com as professoras do 3º ano do Ensino Fundamental, se reuniram para discutir as habilidades que devem ser trabalhadas no 1º bimestre em Língua Portuguesa e Matemática.
Durante o encontro, as docentes realizaram uma reflexão profunda sobre as competências necessárias para o desenvolvimento dos alunos, com base na avaliação diagnóstica previamente aplicada em suas turmas. Essa avaliação foi fundamental para o planejamento das atividades, que foram pensadas com o intuito de atender às reais necessidades dos estudantes, demonstrando o comprometimento e o envolvimento das professoras com a educação das crianças do 3º ano. O encontro foi considerado muito produtivo, resultando em um planejamento de atividades que visa promover o progresso significativo dos alunos em suas aprendizagens.
Já no dia 13 de março, no turno da noite, a Coordenadora Luciane, juntamente com as Orientadoras Pedagógicas, contou com a valiosa contribuição da Professora Érika Vargas. Juntas, elas proporcionaram momentos enriquecedores de discussões com os professores dos 1º e 2º anos do Ensino Fundamental, voltadas para o processo de alfabetização.
Vale destacar que o Ciclo de Alfabetização, tem desempenhado um papel fundamental nas reflexões sobre o ensino da leitura e da escrita na rede municipal, propondo abordagens pedagógicas inovadoras que desafiam as professoras a repensarem suas práticas. A metodologia apresentada por Érika tem como eixo central o uso do texto como unidade de ensino, incorporando o ato de ler e escrever em uma perspectiva discursiva da linguagem. Essa abordagem tem se mostrado transformadora, estimulando os professores a adotarem novas práticas de alfabetização que priorizam a linguagem como meio de comunicação e construção de sentidos.
Ambos os encontros representaram momentos significativos de troca de experiências e conhecimentos entre as professoras, orientadoras e assessoras pedagógicas presentes. A interação e o comprometimento demonstrados nas discussões e atividades planejadas refletem o empenho coletivo em proporcionar uma educação de qualidade no Ciclo de Alfabetização da rede municipal de Comendador Levy Gasparian. Esses encontros, além de fortalecerem a formação contínua dos profissionais, contribuem de forma decisiva para a construção de boas práticas pedagógicas, com impactos diretos na aprendizagem dos estudantes, especialmente no que tange ao desenvolvimento das competências de leitura e escrita dos alunos do ciclo de alfabetização.
Tal ação faz parte do projeto “Levy Gasparian uma cidade educadora”, desenvolvido pela Secretaria de Educação, materializando o compromisso do governo do prefeito Cláudio Mannarino para com uma educação de qualidade.