Encontro de Desenvolvimento

No último dia 28 de maio, foi realizado o Encontro de Desenvolvimento Profissional Docente, oferecido pela Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Educação (SME) aos professores dos 3º, 4º e 5º anos do Ensino Fundamental I. O evento, realizado pelo Google Meet, faz parte da política de formação continuada desenvolvida pela secretaria, que tem como objetivo instrumentalizar o corpo docente com ferramentas e estratégias de ensino que possam impactar positivamente na aprendizagem dos estudantes.
As Professoras Doutoras Luciane A. Souza e Renata C. Alves ministraram a oficina intitulada “Estratégias de Leitura”, que, neste mês, teve como foco a abordagem de gêneros textuais: Manual, Receita Culinária, Notícia, Reportagem e Carta de Leitor.
Durante a oficina, foram enfatizadas as estratégias de Conexão e Sumarização. A estratégia de Conexão consiste em integrar a leitura na vida dos alunos, expandindo o aprendizado para além do ambiente escolar, familiar e comunitário. Embora as aulas abordem estratégias que enfatizem o entendimento da literatura ou a construção de conhecimento prévio sobre tópicos ou gêneros específicos, todas possuem um propósito comum: “usar as experiências pessoais e coletivas para construir significados” (GIROTTO; SOUZA, 2010, p. 67). Essa abordagem visa aumentar o entendimento para que o pensamento dos alunos não se desvie do texto.
A estratégia de Sumarização ensina o leitor a identificar as ideias principais e perceber os detalhes que as fundamentam, reconhecendo informações auxiliares. No entanto, simplesmente destacar o texto com marca-texto amarelo ou riscar excessivamente não é suficiente. Para lembrar a importância do destaque, os professores ensinam o aluno a escrever seus pensamentos nas margens do texto ou em blocos de notas post-it próximas das informações julgadas importantes. Além disso, as professoras Luciane e Renata incorporam atividades lúdicas e o uso da tecnologia da informação, tornando as aulas mais atrativas e permitindo maior concentração nos objetivos propostos.
Os docentes participantes contribuíram com sugestões para o enriquecimento do encontro e críticas construtivas para o aperfeiçoamento dos próximos eventos. O próximo encontro está previsto para o dia 04 de julho e será realizado presencialmente. Nesse encontro serão abordados os gêneros textuais a serem trabalhados no 3º bimestre. A Coordenadora Elianete Seixas complementa as discussões e atividades propostas através de cadernos de atividades que visam a sistematização aprofundada dos conceitos trabalhados nos encontros do curso, proporcionando um material de apoio contínuo para os professores.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/encontro-de-desenvolvimento/