Prefeitura de Levy Gasparian realiza IV Fórum de Prevenção e Combate ao Bullyng

A Prefeitura Municipal de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, promoveu no dia 1º de dezembro, às 14h30, no Ciep Municipalizado, o IV Fórum de Prevenção e Combate ao Bullying de Comendador Levy Gasparian, que faz parte do projeto EDUCAÇÃO, coordenado pela pedagoga Adriana Guimarães Marques.
O encontro foi direcionado aos diretores, funcionários das escolas municipais, Conselheiros Tutelares e aos pais. O fórum iniciou com a fala da Secretária de Educação, Vanessa Souza da Silva, que ressaltou a importância da escola e da família para a prevenção da violência e é necessário que a família participe das reuniões pedagógicas e, ainda, que saiba manter uma escuta ativa quando professores e coordenadores fizerem apontamentos sobre o comportamento da criança. É preciso ficar atento ao comportamento dos jovens, sobretudo quando eles apresentarem baixa autoestima, falta de vontade de ir à escola, dificuldade de aprendizagem e comportamento autodepreciativo ou autodestrutivo.
Em seguida, a Conselheira Tutelar Sandra P. S. Campos falou da importância dos pais na vida dos filhos e disse que as famílias que mantêm um diálogo aberto com seus filhos têm menos probabilidade de enfrentar problemas com o bullying. Assim, embora o combate ao bullying aconteça dentro das escolas, essa atitude também precisa ter lugar dentro de casa. A postura dos pais no relacionamento com as pessoas em geral serve de exemplo, para o bem e para o mal, pois ‘ensina’ aos filhos como devem tratar os colegas de escola. Além de mostrar exemplo, é preciso também conversar com eles sobre os danos irreparáveis que as atitudes imediatistas do bullying podem causar.
Por fim, o psicólogo Ueslei Gourlart  falou sobre as doenças emocionais  e que o índice de doença emocionais no Brasil cresceu muito neste último ano. Destacou que as doenças mais comuns entre os brasileiros é a ansiedade e a depressão e presente entre os adolescentes e  apontada como as principais doenças desencadeadas através do bullying.

Com esse trabalho de combate ao bullying, a prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através do prefeito Claudio Mannarino reafirma seu compromisso com a educação gaspariense, investindo na formação continuada de seus profissionais por acreditar que uma educação de qualidade é aquela que fornece a todos os alunos as capacidades de que precisam para se tornarem economicamente produtivos, desenvolver meios de vida sustentáveis, contribuir para sociedades pacíficas e democráticas e melhorar o bem estar individual.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-de-levy-gasparian-realiza-iv-forum-de-prevencao-e-combate-ao-bullyng/