Projeto “Menos sal, mais saúde” vai invadir a merenda escolar

O uso de ervas aromáticas e especiarias na culinária foi tema de capacitação dos funcionárias de apoio da Secretaria de Educação de Comendador Levy Gasparian na última sexta-feira,  dia 5 de março.

Segundo a Nutricionista da rede, Grazielli Martins, a capacitação é parte do programa a ser implantando esse ano em todas as escolas da rede municipal de Levy Gasparian, sob o tema “Menos sal, mais saúde”, que visa à diminuição do uso do sal no preparativo da merenda e o estímulo do uso de mais temperos naturais, ervas e especiárias.
Contando ainda com a participação de Victoria Storck Mello, estudante de nutrição, a capacitação foi finalizada com a entrega de uma apostila sobre temperos, ervas e especiarias, informando sobre suas propriedades e utilização na culinária.
De acordo com a Organização Mundial de Saúde, o consumo ideal de sal por dia é de apenas 5 gramas para atender um adulto. Mas alguns estudos comprovam que, no Brasil, o consumo diário de sal chega a 12 gramas, prejudicando gravemente a saúde.
Entre as principais doenças provocadas pelo consumo excessivo de sal está a hipertensão arterial, além de cálculo renal, insuficiência renal, osteoporose, problemas de visão, enfim.
O Prefeito Claudio Mannarino disse que a ideia é proporcionar uma alimentação mais saudável para as crianças e jovens da rede, através não apenas de produtos de qualidade, mas acima de tudo, de formas mais saudáveis de preparação do alimento.

“O mais interessante é que este projeto não ficará dentro das escolas, pelo contrário, ao longo do ano serão realizadas ações de conscientização com pais e alunos, para que esta alimentação mais saudável, através do projeto “Menos sal, mais saúde”, chegue a todas as casas, a todas as famílias gasparienses”, disse Mannarino.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/projeto-menos-sal-mais-saude-vai-invadir-a-merenda-escolar/