Objetivando uma educação de mais qualidade também na área da alimentação escolar atualizada aos padrões de excelência necessários à melhoria do padrão educacional do município, a Prefeitura, através da Secretaria de Educação, tem realizado o Projeto Formação Ativa. Dessa vez, foi a hora das merendeiras e das auxiliares. A formação foi realizada nos dias 27 e 28 de maio, no Ciep.
A formação foi organizada pela nutricionista Grazielli Martins, com a meta de preparar as servidoras para melhor desempenhar suas funções e dar respaldo teórico e prático para recebimento e armazenamento de matéria-prima e montagem de kit de merenda escolar.
No primeiro dia, foi feita a parte teórica. Cada servidora recebeu material didático adequado com a matéria a ser estudada, como os tipos de entrega de merenda escolar (hortifruti, frios e não perecíveis).
Em seguida, foram analisadas as normas para recebimento, como validade, peso, indicação de procedência, número do lote, quantidade do produto e o número de registro do Ministério da Agricultura, no caso das carnes.
No segundo dia, foi realizada aula prática, a fim de capacitar as servidoras, segundo as normas de higiene e novo contexto de pandemia em que estamos vivendo. Além disso, as participantes receberam certificado de participação e dicas de melhor desempenho de suas atividades.
A Secretaria de Educação tem realizado formação periódica dos professores, dos orientadores pedagógicos de mais servidores. Cada setor da área da educação recebe capacitação contínua e periódica com profissionais capacitados.