Prefeitura de Levy Gasparian realizará grande obra de infraestrutura ambiental e saneamento básico

Pensando em oferecer mais saúde, qualidade de vida e dignidade para a população, a prefeitura de Comendador Levy Gasparian, por meio das secretarias de Obras e Meio Ambiente, realizará uma das maiores obras de infraestrutura ambiental e saneamento básico da região.

Nesta quarta-feira (22), o prefeito Claudio Mannarino recebeu em seu gabinete, o projeto finalizado das mãos do  secretário de Obras Miguel Lacerda, do coordenador Luiz Claudio que representou o secretário  de Meio Ambiente Marcelo Vasques, e do auxiliar de engenharia Matheus Silva.
Atualmente, o sistema de esgoto do município não é tratado, é captado e jogado “in natura”. A partir da execução deste projeto (que prevê um investimento de R$ 25 milhões), 95% do esgotamento da cidade será tratado, reduzindo o impacto no meio ambiente. Conforme a Funasa, a cada real gasto em saneamento economiza nove em saúde.
Segundo o prefeito Claudio Mannarino, o objetivo do governo municipal é oferecer através deste projeto de saneamento, mais qualidade de vida para a população.
“Levy Gasparian será um exemplo de cidade que cuida de saneamento básico. Elaboramos este projeto em 2015, em parceria com a Funasa, e agora teremos chance de colocar em execução. Nossa meta é tornar a cidade 100% autossustentável, visto que, fizemos a substituição de toda iluminação pública da cidade, de lâmpadas comuns por led e, vamos futuramente implantar o sistema de energia solar no município”, afirma o chefe do Executivo gaspariense.
De acordo com o secretário de Obras Miguel Lacerda, o projeto de sistema de esgotamento sanitário de Comendador Levy Gasparian, atenderá uma área de cerca de 1,600 km², dividida em 11 (onze) sub-bacias (áreas de drenagem dos afluentes do curso d’água principal), compreendendo uma população estimada em 8.590 pessoas segundo dados do IBGE.
O programa percorrerá um sistema composto por 19.000 metros de rede coletora de esgoto, com 18 (dezoito) unidades de tratamento, 2 (duas) estações elevatórias e 1 (uma) estação de tratamento de esgoto.

A prefeitura de Levy Gasparian entende que saneamento básico é essencial para o desenvolvimento de um país e para o aumento da qualidade de vida das pessoas, e o prefeito Claudio Mannarino busca promover melhorias, principalmente para a saúde do cidadão gaspariense.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/prefeitura-de-levy-gasparian-realizara-grande-obra-de-infraestrutura-ambiental-e-saneamento-basico/