A Prefeitura de Comendador Levy Gasparian, através da Secretaria de Educação, realizou, no dia 21 de agosto, o seu X FÓRUM DE PREVENÇÃO E COMBATE AO BULLYING. Dessa vez, o evento foi realizado na E.M. São João Batista, com o objetivo de combater qualquer forma de discriminação no ambiente escolar.
O primeiro palestrante do evento foi o 3º sargento Anderson Silva, instrutor do PROERD, do 38º BPM, realizou palestra sobre bullying no ambiente escolar, abordando seus tipos (físicos,verbal,social,psicológico e virtual), os envolvidos (vítima, agressor e espectador) e as consequências dessa prática. Foram destacadas, também, as leis 13.185/2015 e 14.811/2024, que instituem programas de prevenção e criminalizam o bullying e o cyberbullying. O palestrante orientou a comunidade escolar a identificar, apoiar as vítimas, registrar casos e promover uma cultura de respeito e solidariedade como forma mais eficaz de combate.
A segunda palestrante do X Fórum foi a professora de História Cristina Bastos com o tema “A questão da liberdade religiosa e a intolerância religiosa ao longo da História”. Ela fez um recorte histórico a partir da perseguição dos cristãos no Império Romano, quando se tinha o cristianismo como religião oficial do Império Romano e a perseguição da Igreja aos judeus, conflitos envolvendo muçulmanos e cristãos. Além disso, ressaltou a relevância da Reforma Protestante , as guerras de religião na Europa e a Declaração de Direitos do Homem e do Cidadão durante a Revolução Francesa.
Em seguida, tomou o cenário da intolerância religiosa no contexto brasileiro, tomando como ponto de referência a intolerância religiosa no Brasil Colônia, Império e República. Outro ponto de destaque foram as constituições brasileiras e como tratavam as religiões de matriz africana. Em seguida, tratou do avanço da Constituição de 1988 e os gráficos sobre a intolerância religiosa no Brasil em 2024, dando destaque ao quantitativo de denúncias feitas por adeptos do Candomblé e da Umbanda. Encerrou com a importância do conhecimento e da educação no combate à intolerância religiosa.
Em sua décima versão, o Fórum de Combate e Prevenção ao Bullying faz parte do Plano de Ação de Combate à Violência nas escolas de Comendador Levy Gasparian, dando voz ao tema de modo contextualizado e no local em que a violência não pode ter vez: a escola!



