Levy precisa saber 

Levy Gasparian mantém seu projeto educacional focado na formação dos seus profissionais. No dia 21 de março, às 18h, a Secretaria Municipal de Educação (SME) realizou mais um encontro de desenvolvimento profissional docente, desta vez voltado para as Orientadoras Pedagógicas das escolas e os professores de Língua Portuguesa e Letramento Textual do 3º ao 5º ano do Ensino Fundamental. O evento ocorreu com a intenção de discutir e apresentar a proposta de ensino dos gêneros textuais numa perspectiva de progressão espiral.
Sob a orientação das Professoras Doutoras Luciane Souza e Renata Alves, o encontro enfatizou a importância de traçar metas para nortear as ações educacionais e alcançar bons resultados. As professoras destacaram que o planejamento é essencial para direcionar as atividades, ressaltando a necessidade de saber onde se quer chegar e quais ferramentas estão disponíveis para alcançar tais objetivos.

Dividido em três tópicos principais, o encontro abordou as Escalas de Proficiência do SAEB, a possibilidade de abordagem dos gêneros textuais e as estratégias para sua implementação, bem como o levantamento das práticas já existentes e as propostas para o futuro. Durante as duas horas e meia de duração do encontro, as professoras formadoras apresentaram brevemente os estudos de Dolz e Schnuwly, os quais serviram de base para discutir com os participantes a teoria de abordagem dos gêneros textuais proposta pelos renomados pesquisadores. O grupo também explorou formas de agrupamento dos gêneros no trabalho na escola, considerando sua progressão e complexidade.

Coordenado pela Coordenadora Elianete Seixas, o encontro foi extremamente produtivo, promovendo uma discussão profunda sobre o currículo de Língua Portuguesa e Letramento. A troca de experiências entre orientadoras, professores e formadoras contribuiu significativamente para o aprimoramento das práticas pedagógicas e para o fortalecimento do ensino da língua materna nas escolas municipais.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/levy-precisa-saber-6/

Pular para o conteúdo