Levy Gasparian retoma aulas presenciais no modelo híbrido

Cumprindo orientação do Ministério Público, a Rede Municipal de Ensino retomará as aulas presenciais no Modelo Híbrido a partir do dia 7 de junho. Segundo a secretária de Educação Vanessa Souza, este não seria o melhor momento para o retorno, tendo em vista o alto índice de contágio por causa da Covid 19. Todavia, o município deve levar em conta o que o MP recomenda e o retorno das aulas presenciais acontecerá gradativamente.

No dia 7 de junho, apenas os alunos do 9º ano deverão retornar, no Modelo Hídrido, respeitando o decreto Nº 2.044, de 20 de maio de 2021. Em seguida, gradativamente, os demais anos de escolaridade voltam às aulas.

Esse retorno deve ser escalonado para que aconteça com segurança para alunos e planejamento.

Mas o que significa esse Modelo Hídrido?

É um modelo que combina práticas pedagógicas do ensino presencial e do ensino a distância, com o objetivo de melhorar o desempenho dos alunos tanto no presencial quanto a distância. Essa modalidade é conhecida, também, como blended-learning ou b-learning.

A mescla dos modelos é baseada em diferentes tecnologias baseadas no uso da internet, sala de aula virtual, videoaulas, abordagens pedagógicas combinadas, dentre outras. Em nossa Rede Municipal de Ensino, utilizam-se videoaula, o Google Forms, além do WhatsApp.

A partir do dia 7 de junho, será incluída a aula presencial, sem abrir mão desses recursos. Além disso, os Cadernos Pedagógicos continuarão sendo utilizados, pois muitos alunos dispõem de pouca conectividade.

A fim de planejar as voltas às aulas, foram feitas 3 reuniões com os diretores. Nessas reuniões é que foi decidido, em conjunto, qual ano de escolaridade retornaria primeiro e a sequência das demais turmas. Também foi discutido como será o retorno dos professores, pois aqueles que apresentaram laudo com comorbidade comprovada farão atendimento on-line, obedecendo à legislação oficial.

Apenas poderão retornar às aulas os alunos cujos pais tiverem autorizado por escrito na escola. Caso algum pai deseje o retorno do seu filho nesse período de pandemia, deve procurar a direção da escola e manifestar seu desejo, assinando o termo de autorização.

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/levy-gasparian-retoma-aulas-presenciais-no-modelo-hibrido/