Saúde – Equipe odontológica realiza atualização do índice CPOD

A Prefeitura de Levy Gasparian, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem realizando o levantamento
epidemiológico para cálculo do CPOD (dentes cariados, perdidos e obturados).
O levantamento é importante porque permite definir, programar e avaliar ações em saúde bucal.
O CPOD mede a doença cárie, identifica lesões cariosas em processo de cavitação direcionando seu planejamento para o tratamento restaurador.
Daí a necessidade de fazer este levantamento na escola para posterior tratamento odontológico das crianças e com isso tentar evitar que tenham a desagradável experiência da dor.
A Saúde Bucal do Fonseca Almeida, desenvolveu atividade educativa na turma do 2° ano do CIEP, trabalhando em sala de aula uma palavra cruzada odontológica incentivando os alunos a assumirem responsabilidades com sua própria higiene bucal e manter hábitos saudáveis já nos primeiros anos de vida.
Nas fotos, a dentista Dra. Carolina Keller que atende nas Unidades de Saúde de Afonso Arinos e Mont Serrat e o dentista Dr. Leandro que faz parte da Unidade do Grotão, realizando trabalhos educativos e preventivos na creche Meninos de Jesus, interagindo com as crianças, promovendo assim a importância da consulta de um dentista.
Essas ações tem sido prioridade no governo do Prefeito Valter Lavinas que vem acompanhando o andamento e o levantamento dessas prevenções. “Estamos trabalhando para que nossas crianças tenham uma saúde bucal excelente. Com carinho, dedicação e comprometimento nossos alunos estão sendo cuidados por uma equipe que trabalha com amor.”
Para o Secretário Municipal de Saúde Dr. Hedilio de Araújo Cortez, todo o tipo de prevenção na área da saúde é importante. “Como médico a mais de 40 anos, sei da relevância quando o assunto é prevenção. Estamos fazendo o nosso “dever de casa” corretamente e é fundamental o acompanhamento dos pais.”
Prefeitura de Levy Gasparian – Governando com responsabilidade

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/saude-equipe-odontologica-realiza-atualizacao-do-indice-cpod/