Educação – Comendador Levy Gasparian atinge o primeiro lugar no IDEB do 6º ao 9º ano

Dados do MEC apontam a educação Gaspariense em 1º lugar no Ensino Fundamental.

O Ministério da Educação divulgou o resultado dos Estados e Municípios brasileiros, onde os dados informam que a Educação de Comendador Levy Gasparian é líder estadual do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do 6º ao 9º ano. Vale destacar que no seguimento  1º  ao 5º  ano Comendador Levy Gasparian está entre os 5 (cinco) melhores Municípios do Estado do Rio de Janeiro.

O IDEB é atualmente o principal indicador de qualidade da Educação Brasileira. O índice avalia o Ensino Fundamental e Médio no país, com base em dados sobre aprovação nas escolas e desempenho dos estudantes no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O índice vai de 0 a 10 e a meta para o Brasil é alcançar a média 6 até 2021.

Outra análise positiva desse resultado é que pela primeira vez na trajetória das avaliações para cálculo do índice do município, mais de 80% das escolas da Rede foram avaliadas, pois a “régua” de corte que servia de “condição” para que a Unidade Escolar fosse avaliada, baixou de 20 para 10 alunos matriculados por turma – o que possibilitou que cinco, das seis escolas que oferecem do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental na rede participassem da avaliação em 2017.

Portanto, diferente das outras avaliações que apenas uma, duas ou, no máximo, três escolas eram avaliadas para o cálculo do índice da rede, nesta edição temos um retrato mais fiel ainda da qualidade do ensino oferecido pela Rede Municipal de Educação. Além disso, é importante registrar também que TODAS as escolas avaliadas pela Rede atingiram as metas projetadas: Já nos anos finais do Ensino Fundamental, Comendador Levy Gasparian deu um salto maior e mais qualitativo ainda, pois apenas 07 municípios do Estado do Rio conseguiram alcançar a meta projetada. E Levy teve o índice mais alto: 5,3. Assim, além de alcançar a meta projetada também ficou com o primeiro melhor índice dentre os 92 municípios do Estado nessa etapa da Educação Básica.

Dessa forma, tanto o Prefeito Valter Lavinas, quanto o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Wellington Soares, parabenizam todos os servidores da Rede Educacional de Comendador Levy Gasparian, em especial o corpo docente das escolas e comprometem-se em continuar o trabalho para que Comendador Levy Gasparian permaneça referência no cenário educacional da região, com a permanência e aprimoramento das ações que vêm dando resultados positivos e correções daquelas que não contribuem para melhoria da educação pública municipal.

Prefeitura de Levy Gasparian – Governando com responsabilidade

Link permanente para este artigo: https://levygasparian.rj.gov.br/educacao-comendador-levy-gasparian-atinge-o-primeiro-lugar-no-ideb-do-6o-ao-9o-ano/